31/03/2010

Feliz Páscoa! Fuiii


A páscoa em diversos lugares....
O oferecer ovos na Páscoa é um ato que vem da origem do termo Páscoa, que é o nome da Deusa Easter, divindade ligada à natureza, à Primavera e à fertilidade. O ovo sempre simbolizou a fertilidade, fecundidade, no fundo, a criação. Como tal, se antes da Cristandade as ofertas de ovos simbolizava a festa da fertilidade, trazida pela Primavera, depois de Cristo, os ovos simbolizam a sua ressurreição.

A tradição de embelezar os ovos dados na Páscoa, ou, neste caso, na Festa da Primavera, vem da China, do trabalho minucioso e paciente dos chineses. Estes, embrulhavam ovos naturais em cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba.

Ao retirá-los do fogo, os ovos ficavam com desenhos mosqueteados na casca. Este costume rapidamente chegou ao Egito, os quais também começaram a oferecer ovos coloridos e desenhados, por altura da Festa da Primavera. Depois da ressurreição de Cristo, os cristão adotaram este hábito, tornando-se apenas oficializado pela igreja, no séc. XVIII.

A importância dada ao ovo, tem a ver com a sua simbologia, ligada à criação, fertilidade, origem de vida e fecundidade. Gregos, Fenícios, Tibetanos, Indianos, Vietnamitas, Chineses, Japoneses, Siberianos e Indonésios, têm em comum a lenda, de que o mundo surgiu de um ovo cósmico que se subdividiu em dois, formando o Céu e a Terra. Sempre ligado à criação, a história do Hawai conta o mito de que esta ilha foi originada a partir de um ovo, posto nas águas por um pássaro gigante. Mitos Anglo-Saxónicos dão ao ovo a razão da criação do Mundo: da gema nasceu o globo terrestre, da clara, o firmamento e a atmosfera e, da casca, a esfera celeste e os astros.

Desde cedo que se ligou o ovo, à criação da Terra, Homem e estrelas. Na Austrália reza a lenda que a Terra encontrava-se na escuridão absoluta até um homem lançar um ovo no espaço que se transformou em Sol. É comum encontrar-se em documentos antiquíssimos que o primeiro homem adveio de um ovo, ou que de um ovo nasceu Eros, o Deus do Amor, ou dizer-se que os heróis nascem de ovos, ao invés de nascerem de parto.

Assim, se destacarmos na história, a simbologia do ovo, do sol e da água, teremos três dos principais elementos formuladores de lendas. O ovo simboliza o embrião do mundo e da vida, o sol, a vitória da luz sobre as sombras e, por sua vez, a água simboliza o meio primordial de fertilidade. Do ovo nasceu o mundo, a Terra, os seres, o sol (ovo celeste de ouro) e a lua (ovo celeste de prata).

No Cristianismo está também presente a simbologia dos ovos. Simão, o homem que ajudou Cristo a suportar a cruz até ao Calvário, diz-se que era um mercador de ovos. Para além disso, a Páscoa é marcada pela oferta de ovos coloridos que, na sua maioria são de chocolate. No entanto, apesar de hoje, estas ofertas serem mais dirigidas para as crianças, estas só começaram a receber estas lembranças de Páscoa no séc XV, na Alsácia, que a partir deste local, se espalhou pelo mundo fora.

Os ovos de chocolate só surgem no séc. XVII, com o início do desenvolvimento da Indústria do chocolate. Esta, foi uma das razões para que ocorresse a substituição de ovos naturais, pelos de chocolate.

Na Alemanha, pela Páscoa é ainda hoje hábito, esconderem os ovos para que os filhos ou afilhados os procurem entre o jardim. Os adultos dizem às crianças que foi o coelho da Páscoa que os escondeu, para que as crianças se possam divertir e descobrir, os ovos. A questão que ocorre muitas vezes na Páscoa é a razão de ser um coelho a distribuir os ovos da Páscoa, ao invés de uma galinha. Pois bem, mais uma vez remontando ao culto de Easter, a deusa da Primavera, o seu atributo era uma lebre que, ao longo do tempo, se foi confundindo com o coelho.

Na Alemanha, em Herrnhut, existe outra crença relacionada com a Páscoa. Conta-se que no Domingo de Páscoa, o sol dança em celebração da Primavera e da ressurreição de Cristo. Esta lenda data de 1732 e ainda hoje na Alemanha, há o culto de ver o sol nascer, neste dia.

A Páscoa é assim um resultados de crenças e hábitos que o tempo se encarregou de misturar e adaptar consoante a época, ou religião. O que permanece inalterável é que a Páscoa é um momento de alegria e comunhão com a família e com a natureza, é um tempo de festa.



19 comentários:

Lari disse...

que amor essa bonequinha de coelhinha!
Boa pascoa e muito chocolate para você!

Jake disse...

que fofa.
Feliz Pascoa pra todo mundo ai também!!!! Chego em Curitiba amanhã a tarde...pois meu pai preferi ir pela manhã;
To levando bombons pra você ja que você nao curte muito o ovo de pascoa.
E vamos fofocar sim tambem estou morrendo de saudades *-*
bjx e até

DUDA disse...

ja vai xuxu...boa pascoa recheada de amor afeto carinho chocolate e paz. Tenham um excelente feriado. beijo grande

Sra Trabalho disse...

independente de qual seja sua crença lhe desejo uma pascoa abençoada, com Jesus no coração e muitas coisas boas para sua vida.

Simone disse...

e isso ai amigona.
F.E.L.I.Z Pascoa!

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Oiiiii

Feliz páscoa!

Que Deus te abençoe sempre!!

beijos

ruth disse...

um charme essa sua coelhinha.
boa pascoa pra você tambem.
aqui quando der 18hrs fechamos as portas e voltamos tambem só segunda...acho que vou a praia e você??? bj

Natália Rodrigues disse...

q bomq gostou do blog;
fico feliz...

já estou seguindo tbm '
mto fofa a coelhinha no final do post^^ :D

Bjão '

http://espetaculoosa.blogspot.com/

artflores.floricultura disse...

ola, Mari muito obrigada pela visita, volte sempre! Boa sorte no sorteio!

Bjos

Karina Cristina disse...

menina eu amei o seu blog! sério!!! mt lindo, uma fofura só!
Adorei saber sobre a história da páscoa, não sabia q existiam tantas histórias, só conhecia a história cristã mesmo. Mas hoje em dia quase ninguem lembra o verdadeiro signifcado dessa data.
Porém não existe data melhor que essa, não é não???? A gente espera ansiosamente um ano inteiro pra se deliciar com as delícias dos ovos de páscoa.
Beijosss
voltarei sempre


www.toaletefeminino.blogspot.com

Lele disse...

Feliz Pascoa e bom feriado amoreco!

Rere disse...

eu mal posso esperar pelo domingo de pascoa..aqui sempre tem bacalhau e vinho HUMMM uma delicia.
Bom feriado pra vocês tambem (=

~*Rebeca*~ disse...

Adorei!

Viviane disse...

LIndAAAAA. FELIZ PASCOA!!! UFA to indo pra casa agora e só quero saber de desncanso.
Muitos e muitos doces por ai viu.,
beijos da Vivi

Feiticeira Caliente disse...

Oi sumidinha.
passei pra desejar uma FELIZ PASCOA.
Me visita quando puder.
Gosto dos seus coments sobre meus poemas.
bjh

Unknown disse...

Feliz páscoa pra vc tbm... Amo o pelninha... BJU

flor disse...

Feliz Páscoaaaaaa

Tatiane Fridres disse...

Oiii , temos historias bem parecidas de vida , sabia!! tb sou publicitaria e meu noivo (vou me casar em novembro) tb é advogado! hehehe... adoro seus posts e sempre estou por aqui conferindo tudo... ahhh faço curso de fotografia em Curitiba, na Escola Portifolio... e confesso que estou amando a cidade e o curso (claro) =]
Bom é isso .. até ..bjoOo

Doces Abobrinhas disse...

e é assim ... a Pascoa é alegria. estava com saudades, vim buscar o link para colocar la nas abobrinhas pq tinha perdido tudo!!

 

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape