29/03/2010

Parabéns Curitiba

Hoje minha cidade querida completa 317 anos. E para comemorar nada melhor que um dia frio e chuvoso -  típico mesmo da região.
Sou curitibana desde que nasci e confesso: S2AMO ESTA CIDADE!!!
Segue abaixo algumas fotinhas em Parques que mais gosto de visitar nos finais de semana aqui em Curitiba!


Parque Tanguá

Parque Tingui

Jardim Botânico

Bosque do Alemão


Saiba mais sobre Curitiba:

Fundação

A data oficial da fundação de Curitiba é 29 de março de 1693.
Fundada por Matheus Leme em razão dos "apelos de paz, quietação e bem comum", Matheus Leme fundou a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, posteriormente chamada de Curitiba. Também promoveu a primeira eleição da Câmara de Vereadores, como era exigido pelas Ordenações Portuguesas.
Histórico
Curitiba é uma cidade brasileira, capital do estado do Paraná, localizada a 934,6 metros de altitude no primeiro planalto paranaense, a aproximadamente 90 quilômetros do Oceano Atlântico.
É a sétima cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país, com uma população de 1.828.092 habitantes.
É a cidade principal da Região Metropolitana de Curitiba, formada por 26 municípios e que possui 3.172.357 habitantes sobre uma área de 15.447 km², o que a torna a oitava região metropolitana mais populosa do Brasil.
Fundada em 1693, a partir de um pequeno povoado bandeirante, Curitiba se tornou uma importante parada comercial com a abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão.
Em 1853 tornou-se a capital da recém-emancipada província do Paraná e desde então a cidade, conhecida pelas suas ruas largas, manteve um ritmo de crescimento urbano fortalecido pela chegada de uma grande quantidade de imigrantes europeus ao longo do século XIX, na maioria alemães, poloneses, ucranianos e italianos, que contribuíram para a diversidade cultural que permanece até hoje.
A cidade experimentou diversos planos urbanísticos e legislações que visavam conter seu crescimento descontrolado e que levaram a ficar famosa internacionalmente pelas suas inovações urbanísticas e o cuidado com o meio ambiente, sendo a maior delas no transporte público, cujo sistema inspirou o TransMilenio, sistema de transporte de Bogotá, na Colômbia.
Hoje, a cidade tem um senso de vida cosmopolita, considerada a capital com melhor qualidade de vida do Brasil, com um pólo industrial diversificado que lhe dá o posto de 4ª maior economia do Brasil e considerada umas das 5 melhores cidades para se investir na América Latina.
Curitiba também tem altos índices de educação. Tem o menor índice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais, e abriga a a primeira universidade do Brasil, a Universidade Federal do Paraná, fundada em 1912.

Localização
Curitiba está localizada no primeiro planalto do Paraná, na sua parte menos ondulada, no também denominado planalto curitibano. Ocupa o espaço geográfico de 432,17 km² de área na latitude 25º25'40"S e longitude 49º16'23"W. O litoral do estado está a uma distância de setenta quilômetros da cidade (oceano Atlântico). O município tem uma extensão norte-sul de 35 km e leste-oeste de 20 km.
Entretanto, Curitiba não se limita ao seu espaço, pois os laços culturais com os povos de todos os continentes existem desde a chegada dos imigrantes; dentre os mais numerosos estão os portugueses, italianos, poloneses, alemães, ucranianos, japoneses, sírios e libaneses. Tal peculiaridade dá a Curitiba duas grandes características: primeiramente, seu atraente caráter multicultural e cosmopolita e, em segundo lugar, ser a cidade-pólo da Região Metropolitana, que atualmente é composta por 26 municípios.


Origem do Nome

A mudança do nome da vila e da rotina do povoado veio em 1721, com a visita do ouvidor Raphael Pires Pardinho, hoje nome de praça na cidade. Ele foi, provavelmente, a primeira autoridade a se preocupar com o meio ambiente da cidade, iniciando uma tradição pela qual Curitiba hoje é reconhecida internacionalmente.

Já naquela época, o ouvidor determinou aos habitantes que tivessem determinados cuidados com a natureza. O corte de árvores, por exemplo, só poderia ser feito em áreas delimitadas. E os moradores ficavam obrigados a limpar o Ribeiro (hoje Rio Belém), a fim de evitar o banhado em frente à igreja matriz. O ouvidor Pardinho estabeleceu também que as casas não poderiam ser construídas sem autorização da Câmara e deveriam ser cobertas com telhas. As ruas já iniciadas teriam de ser continuadas, para que a vila crescesse com uniformidade.
Esquecida pelos governantes da Capitania de São Paulo, Curitiba passou por um período de extrema pobreza. A prosperidade só viria a partir de 1812, com o tropeirismo. Ponto estratégico do caminho do Viamão a São Paulo e às Minas Gerais, o povoado viu crescer o comércio com a passagem dos tropeiros.
O aluguel de fazendas para as invernadas transferia os habitantes do campo para o povoado. Surgiram lojas, armazéns e escritórios de negócios ligados ao transporte de gado. Junto com o desenvolvimento, em 1853 foi conquistada a emancipação do Paraná. Curitiba se tornou capital, dona de seu destino.
Curitiba é uma palavra de origem Guarani: kur yt yba quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral”, na linguagem dos índios, primeiros habitantes do território. Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de Araucaria angustifolia, o pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça. Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense. O pinhão servia de alimento a um pássaro também encontrado em grande quantidade no começo da ocupação do território: a gralha-azul (Cyanocorax caeruleus). De corpo azulado e cabeça preta, a gralha-azul, diz uma lenda, colhia o pinhão com o bico e o enterrava no solo para consumo posterior. Desses pinhões enterrados acabavam nascendo novos pinheiros.

Beijokasssssss

12 comentários:

Viviane disse...

Nossa cidade é linda e gostosa de se viver memso.
Eu adoro ir caminhar no barigui bem isso você ja sabe..sempre topamos por la.
E menina que frio é esse;..
To com preguiça quero ficar na cama em casa tomando chocolate quente.
beijos da Vivi

Jake disse...

Adoro visitar meus avós ai em Curitiba, adoro o friozinho da região, a urbanização e organização da cidade, os parques..adoro levar meus dogs na praça do japão...enfim...tudo de bom.
Só o pessoal que é mais fechado né...mas com jeitinho a gente ganha confiança de todos.
Amo vocês
beijos SAUDAIZZZ

Simone disse...

que fofas essas fotos.
Eu ainda não tive oportunidade de conhecer sua cidade.
mas ja marquei com o maridao que a proxima lua de mel será ai em curitiba.
Anciosa para conhecer você e espero que você e seu marido sejam bons afitriões e sem abusar muito nossos guias turisticos pois nao conhecemos nada por ai rs.
beijOs cherry

Hellen Suzane disse...

Parabens para sua cidade!!!
é linda mesmo... ano que vem estou me planejando para conhecê-la!!

bjinhus

Barbie Girl disse...

Parabéns à Curitiba, cidade linda que ainda vou conhecer!!

beijos

Cintia Guimarães Veiga disse...

curitiba é tudo de bom.
lindas fotos amada.
beijos e boa semana pra vc!

Lari disse...

Eu fui pra i..ainda quando era pequena.
Nao conheço muito da cidade...mas admiro os parques tambem.
Muito bacana e de uma arquitetura fantastica eu tenho vontade de conhecer o famoso museu do "olho".

Juliana Pires disse...

Parabéns para Curitiba, uma linda cidade de encher nossos olhos!

Beijos

Simone Azevedo disse...

Amada corre la no meu cantinho e veja a promoção q ta ocorrendo corra poque vai ate dia 02 de abril!!!

Bjosss

Cinderela disse...

quando quiserem conhecer curitiba podem me chamar que mostro tudo por aqui com maior prazer.
bjus girls!

Laís Silva disse...

oIIIII, DEMOREI MAS CHEGUEI!
Ai, minha vida tá uma loucura Cinderela do céééu.....
Mas to aí.
Pois é, não sou curitibana mas, AMO morar aqui!
Aliás a gente podia s eencontrar um dia nééé!
Beijão pra vc flor, qq novidade avise! =)

Sah disse...

Mari Cinderela tb é cultura!uhuhuh
Ctba é um charme msm!:)
Qdo puder, passe lá no meu blog:http://ameliareinventada.blogspot.com/
bjs