09/07/2009

Chá de Bebê Brincadeiras

Falou em festa é comigo mesmo! Falei com a minha amiga Dina esses dias pelo msn e já estou super empolgada com chá de bebê do Felipão!
Adoro ver coisinhas pra decoração, bricandeiras e hoje vou fugir do tema de casamento e dar uns pitacos sobre o chá de fraudas/bebê.

Que o chá-de-bebê é uma festinha que tem como objetivo ajudar a futura mamãe a montar o enxoval, todo mundo sabe.
O que muita gente não percebe é que essa reunião de amigas pode render uma ótima diversão e boas recordações, não só para a estrela da festa, mas para todas as convidadas.
Com criatividade e paciência para organizar brincadeiras é possível fazer com que o ambiente fique descontraído e todos se animem e dêem boas risadas junto com a grávida.

A brincadeira mais tradicional dos chás-de-bebê é aquela em que antes de abrir os presentes a mamãe tenta adivinhar o que é. Sacode, aperta, vira, desvira e arrisca um palpite. (Caretissima -isso já se faz em chá de panela, onde todo mundo tem tempo de esperar, mas se tratando de gravidez quanto mais dinâmico for o chá de bebê mais confortavél para a mamãe e os convidados )

Eu particularmente não gosto de brincadeiras que sacaneiam a grávida, onde todas pitam e bordam deixando a coitada parecendo um espantalho, isso é tema batido.
Pensando nisso resolvi pesquisar as novidades de brincadeiras para dar um UP no chá de bebezinho =)

Vejamos
Brincadeira: Adivinhar o tamanho da barriga da mamãe
Material: barbante. As participantes recebem um rolo de barbante e cortam um pedaço do mesmo pensando qual seria o tamanho da barriga da mamãe. Ganha quem cortar o pedaço do barbante que mais se aproximar do tamanho da barriga.
brincadeira: Quem sabe mais coisas que um bebê precisa
Material: papel e caneta. As participantes têm 15 segundos para escrever itens de que um bebê necessite (exemplo: mamadeira, chupeta, babador, fralda, lenço umedecido etc). Ganha quem conseguir lembrar e escrever mais itens.
brincadeira: Fralda suja
Material: 5 fraldas e chocolate. Tipo batata-quente. São 4 fraldas limpas e uma suja de chocolate derretido. Escolhe-se 5 convidadas. Coloca-se uma música e as fraldas rodam de mão em mão. Quando a música parar, a pessoa que tiver com a fralda suja sai da brincadeira.
brincadeira: Emocione a Mamãe
Material: corações de papel. Cada participante recebe um coração recortado. Elas terão um minuto para escrever uma frase que possa emocionar a mamãe, relacionada ao nascimento de seu filho. Não pode assinar… Ganha a frase que mais emocionar a mamãe.
brincadeira: Jogo da Memória
Material: cartolina com 10 itens de bebê. Num painel de cartolina cola-se umas 10 fotos de coisas de bebês (exemplo: mamdeira, chupeta, babador, fralda, lenço umedecido, etc). As convidadas terão 15 segundos para memorizá-los. Depois elas terão mais 30 segundos para escrever os itens que lembrarem. A que lembrar o maior número de itens leva o presente.
brincadeira: Mural de fotos
Material: cartolina e foto das convidadas. Peça para as convidadas trazerem fotos de quando eram crianças. Vence aquela que adivinhar mais quem é quem. (eu sou irreconhecivel nas fotas de criança hauahauhaua.)
brincadeira: A chupeta escondida
Material:Esconda uma chupeta em algum lugar e diga para os convidados procurarem. Quem achar ganha um brinde.
brincadeira: Bebendo água ou outra coisa na mamadeira
Material:Coloque água em 3 mamadeiras. O convidado que beber tudo mais rápido, ganha. Pode ser legal fazer uma versão com cerveja para os homens e outra com refrigerante.
brincadeira: Gosto da Papinha
Material: Compre vários potes de papinha para bebês e colheres descartáveis. Retire o rótulo. Faça com que os convidados tentem descobrir os ingredientes da papinha. Você vai se divertir com a cara de nojo de alguns convidados.
10ª brincadeira: Baby Bingo
Material: Pegue um pedaço de papel e divida em 9 quadrados, o quadrado do meio deve estar escrito bebê, tire xerox e dê para cada participante da festa. Dê para cada participante uma caneta. Cada um deve escrever antes da mamãe abrir os presentes em cada quadrado o que ela vai receber de presente primeiro (específico). A cada abertura de presente que coincidir com a cartela do participante ele deve colocar um x. Ganha o bingo quem encher a cartela primeiro ou, se tiver difícil, pode ser combinado uma fileira. O ganhador deve gritar baby bingo. E ganha algum prêmio.

Fonte: Guia do Bebê (Caderno Digital Uol)
Essas são algumas de diversas brincadeiras legais para o chá de frauda.
Outra também é as amigas pedirem para a mamãe trocar a fralda de uma boneca, cantar uma canção de ninar ou imitar personagens de desenhos e filmes infantis.

Lembrando que:
As músicas infantis também podem ajudar o pessoal a se animar. Vale a pena tentar encontrar músicas da época das convidadas, como Balão Mágico, Trem da Alegria e os primeiros discos da Xuxa. Voltar ao tempo de criança é sempre uma boa pedida.

Beijoacas a todas a futuras e mamães que frequentam o blog

12 comentários:

amor amor disse...

Ah que fofura..
Minhas amigas também precisam ter esse cuidado comigo. Não quero nada de pinturas e etc.
Ah por falar nisso
Daqui uns dias sai o resultado dos exames..menina nem sei se to gravida mesmo.
Mas to amando a ideia..

beijos

Lari disse...

ja ta inspirada é mari...

Olha la assim que começa heheheh...

Adorei as brincadeiras super light e os convidados se divertiram pois todos os castigos e brindes sao voltados para els..amei

bjo

Unknown disse...

Eita Lari - inspirada pode ser, mas ainda não é a hora.

amor amor..conta tudo quero saber das novidades..


beijo meninas

Dina ღ disse...

ahhhhhhhh qro a revista... então hj vamos combinar...
To pobre, temos que pesquisar decoração em conta =))))
Baos ver aiaiai anciedade mil, rsrs
Beijos

Jake disse...

Fofissimas as brincadeiras.

A Dina Vai gosta

beijoOoo

Unknown disse...

Relaxa Dina to cheia de ideias...Yupy

Viviane disse...

Kkk acabei de vir do blog da Dina.

Vcs vao ferver no cha de bebe pelo jeito

beijos da Vivi

Unknown disse...

bom eu vou fazer um chá de bebe bem moderno.......com homens e mulheres igual a uma festa as mulheres trazem as lembrancinhas pro meu futuro bebe,,,e os homens uma bebida...vai ser num sabado a noite,,,,,divertido e não vou gastar muito.bjssssssssssssssssss

Unknown disse...

Olá,

Adorei as dicas de brincadeiras, o q eu achei muito fofo foi essa caneca... pensei em dar de brinde p casa convidada, vc pode me informar onde se encontra?

Unknown disse...

Oi Simy fico feliz que tenha gostado das dicas, mas infelizmente nao conheço o fornecedor da caneca, pois a imagem peguei do google.

abraços

noivas&casadinhas&enamoradas disse...

amei minha comadre vai fazer o chá em fevereiro,e eu sempre gosto gosto de renovar.....o básico de sempre é muito chato...parabéns pelas idéias...

beijos

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde

 

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape