14/06/2009

Estresse no Casamento Faz Mal


Enfrentar um casamento problemático pode aumentar as chances da mulher desenvolver obesidade, hipertensão e colesterol alto, indicadores da denominada síndrome metabólica, capaz de provocar doenças cardíacas, diabete e derrame. Essa é a conclusão do estudo de pesquisadores da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, baseado em em entrevistas com 276 casais juntos ha cerca de 20 anos, com idades entre 40 e 70 anos.

A diferença entre sexos se deve ao fato de que, mesmo atingindo tanto o orgasmo feminino quanto o masculino, o estresse e a depressão causam problemas de metabolismo apenas nas mulheres. O resultado não significa, porém que algumas delas estariam mudos melhor se separadas do marido, pois estudos anteriores indicavam que doenças cardíacas aumentam com os divórcios.

Amélio Mattos, especialista em obesidade e síndrome metabólica, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia contesta a pesquisa. - O Homem é mais resistente ao estresse e a mulher dente a sofrer mais com o casamento, mas as reações em ambos são identicas com a relação ao sentimento, que desencadeia motificações hormonais, das quais a mais importante é o aumento da adrenalina e da cortisona. explica - Quando o estresse é permanente, essas modificações se mantêm, o que leva a procura de comida, à depressão e ao aumento da gordura abdominal, que provoca a síndrome metabólica.


4 comentários:

Rere disse...

ixe nada de estresse entao...

Viviane disse...

isso é mto bom saber!

a mulher é mais sentimental e fica pensando demais homem age acho que por isso que sofremos mais.

raissa disse...

Nossa meus pais viveram um casamento stressante quando ainda era pequena e nao quero que isso aconte;a comigo nem com ninguem que realmente ama alguem se o casal ja tem filhos os pobres que sofrem =(

amor amor disse...

Nossa casamento estressante deve ser uma dor de cabeça mesmo.
Sorte que nunca passei por isso e espero nem passar por essas crises
bjos amiga

 

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape