10/05/2009

Maio mês das noivas. Será?

Olá Meninas... tanta coisa se fala neste mes que fica dificil saber qual é a certa, mas vamos lá, descobri que essa é uma tradição que veio do Hemisfério Norte e tudo indica que a denominação tem influência da Igreja Católica, que definiu o mês como sendo o mais propício para cerimônias religiosas por causa da consagração de Maria e da comemoração do Dia das Mães.

Tornou-se um costume entre os casais marcar a data do casamento nessa época do ano. Acreditava-se que o período traria sorte e felicidade, à quem diga também que maio é o mes das flores mais belas. Resumindo é um mes caro então prepare o bolso se for casar nesta data parece que tudo dobra de preço rsrssr
No entanto, o que acontece hoje, é que maio já não é mais o escolhido pelas mulheres que pretendem se casar. Os tempos mudaram e com eles as condições para se ter um casamento dos sonhos.
Dezembro tornou-se a data mais procurada. Essa mudança foi devida às condições que este mês oferece, como os abonos extras que os trabalhadores ganham no final do ano. O 13¼ salário é um alívio para quem está gastando muito com vestidos, decoração, festas e seria um complemento para a viagem de lua-de-mel.

Este período também coincide com as férias e é bastante festivo por causa das comemorações de fim de ano. Além de dezembro, há outro mês que desbancou o chamado mês das noivas. Setembro, segundo dados do IBGE, está sendo considerado o segundo mais procurado.

Não há justificativas científicas para explicar o motivo da preferência por este período, no entanto, acredita-se que este seria um mês romântico por causa da chegada da primavera, estação das flores. Como há os meses mais procurados para os enlaces matrimoniais, há os que estão muito longe de se tornarem preferidos.

Agosto é, literalmente, o menos cogitado. Em cada 100 cerimônias, apenas 4 são realizadas neste mês. Entre as explicações para o desprezo seria que na Idade Média este era o mês do celibato, ou seja, do solteirismo.

Era quase um pecado realizar casamentos neste período. Já a crendice popular diz que não traz boa sorte casar-se no "mês do cachorro louco". Agosto, para completar, fica no inverno, a estação que menos atrai os nubentes.Entao meninas... alguem casa este mes??? Não encontrei nada referente ao meu mês do meu casamento (setembro), mas de uma coisa eu tenho certeza, de janeiro a dezembro casar gasta um bom dinheiro!

0 comentários: