19/08/2009

Medo de Casar - Não Casar

não casarEsses dias conversando com uma garota com seus 17 anos numa loja de roupas aqui no centro de Curitiba, a mesma se vira pra mim e pergunta:
-Qualé sua idade?
Eu fiquei sem graça com a pergunta mas respondi:
- 25 ...to acabada? Perguntei.
Ela simplismente me disse:
- NOOOOSSA! E Você já é casada?

Nunca vi uma pessoa tão espantada por causa de um aliança de casamento, afinal penso que se já achei a tampa da minha panela, o porque de esperar para viver com quem amo?
Ficamos ali trocando figurinha e a menina que de novinha só tinha a idade, disse com firmeza que não quer se casar e tem pavor da palavra casamento.
Eu para evoluir a conversa, fiquei prestando atenção em cada palavra que a tal garota dizia e percebi que não era o fato dela ser novinha que a tornava tão radical. A menina tinha opinião formada e bons argumentos para não querer se casar.
Curiosa que sou resolvi me apronfundar no assunto sobre PESSOAS QUE MORREM DE MEDO DE SE CASAR.

Gamofobia

Gamofobia ou medo de casar é um distúrbio psíquico que se traduz num medo mórbido, irracional, desproporcional, persistente e repugnante do matrimónio. Alguns dizem que esse medo nos homens está grandemente associado à perda de identidade, à visão do casamento como privativo da liberdade e à vontade de prolongamento de uma adolescência plena de folia e ausente de responsabilidades.

-EPA já vi muito homem casado que também leva tudo na brincadeira sem assumir as reponsabilidades e consquências de seus atos - se isso é sintoma de gamofobia porque que cargas d'agua eles se casam?

Alguns pisiquiatras afirmam que grande parte dos homems que possuem gamofobia não sabem que tem a doença e se casam para sair de casa e não terem que aguentar a figura de hierarquia de pai e mãe. Na maioria dos casos eles não tem competência para assumir suas burradas sozinhos e arrumam uma companheira para se encostar e abusar da fragilidade da mesma para levar a vida que sempre quiserá.
-Atá. Deve ser por isso que tem muita mulher que fica com o marido mesmo ele rejeitando seu filho, batendo nela, gastando todo dinheiro com bebida. E o detector de Cafas onde vende hehehe?
Pergunta sem resposta.

Já nas mulheres que estão habituadas a uma vida independente, o casamento surge como uma possibilidade terrível de submissão económico-financeira e perda de controle.

- Mas que raio de mulher acredita que deve ser submissa ao marido? Hellooooo o mundo evoluiu...ninguém é obrigada a ficar cuidando de casa enquanto o homem vai a "caça"/ trabalho.

Contudo, esta fobia é mais característica no sexo masculino, pois a mulher em razão do seu relógio biológico sente mais necessidade e urgência na constituição de uma união estável para formar uma família e ter filhos, ou seja, o vislumbre de um futuro consistente e duradouro.

O fato é que gamofobia não se cura num passo de mágica, precisa-se de muita terapia, a hipnose, a programação neuro-linguística para minimizar e eliminar a fobia ao casamento.

Acho que passei por essa fase quando mais nova. Lembro de afirmar várias vezes que não queria me casar por achar que casamento era constituição falida.

O por que disso não sei. Meus pais são muito bem casados e naquela epóca não havia relatos de desunião de casais na família para eu pensar tamanha besteira.

Enfim, mesmo eu casando perante a lei, a sociedade, aos costumes da igreja acredito muito mais no AMOR do que na palavra CASAMENTO....Casar qualquer um pode. Quanto a garota que se espantou com minha aliança na mão esquerda, aposto que essa garota já amou, ama ou amará alguém e que será feliz do seu modo sem ter que realizar um casamento para dizer pra todo mundo OH agora sou casada hein.

Conheço pessoas que vivem juntas que se amam, assumem os mesmos compromissos e deveres de quem casou na igreja e nem por isso se sentem pressionadas a casar.

Casamento pra mim significa uma comemoração festiva e não sentimento. Sentimento a gente constrói antes e não no dia do casamento.
O amor por si só, quando verdadeiro, é um sentimento nobre, será que precisa de rótulos?

bjokas

12 comentários:

Roberta disse...

Concordo.
Esse lance de que tem pessoas que tem medo de casar pra mim é papo é gente se escondendo atras da doença.. pq simplismente nao casa e pronto! Agora casar pra sair de casa oooo coisa brega hein,
Na real Casamneto não é sinonimo de amor.
Casamento pra mim também é comemoracao tipo aniversario sabe.
bjiiiinhos

Jaja disse...

ola, gostei muito do teu post, sabe quando eu casei estava fazendo umas fotos do casamento e a moça que me atendia perguntou: é vc? que idade vc tem? vc é maluca em casar. Olha que nao casei tão novinha assim tinha 27.
Tb fiquei surpresa com a reação da moça, pois são pessoas que estão totalmente em outro clima que a gente, nós recem casadas cheias de amor...sonhos... expectativas...e felicidade. e ai a gente se depara com pessoas que não estão no mesmo tempo que a gente. Mas vc ta certa uma dia elas se apaixonarão e amarão alguem.
bjs

Personality Criações disse...

Cinderela,
Eu também não aguentava nem ouvir a palvra casamento [e hoje só falo nisso], e assim como essa menina, achava um absurdo uma pessoa de 25 anos se casar [se dependesse só da minha vontade casaria HOJE], mas todas essas minhas certezas foram embora quando me dei conta que minha vida era muito melhor ao lado de Marcelo.
Sabe, acho [opinião pessoal] que quando encontramos o amor, todas as nossas antigas certezas vão embora!
Como diria o poeta: "o amor tem razões que a própria razào desconhece"!
Bjs

Viviane disse...

HAHAHAHA a menina se assustou..tambem com essa carinha de criança ela imaginou que vc tivesse a mesma idade que ela. =)
Eu ja fiz muitos casamentos que infelizmente não duraram nem dois meses...não pense que sou pé frio não. Mas tem meninas que chegam la na loja eu atendo e vejo que ela ta muito mais afim de fazer festa do que viver o tao sonhado felizes para sempre....
a humanidade é maluca mesmo..
cada um com suas esquisitices ehheeheh

bjoks da Vivi

Érica Souza disse...

Concordo plnamente em genero numero e grau...mas te digo que só tenho 21 anos e aos 17 eu afirmava que , se por acaso um dia eu casasse, coisa que eu achava que não iria acontecer, eu entraria na igreja ao som de musicas como: fairy tale (shaaman) e smeels like teen spirit (nirvana)...agora sabe Deus onde eu tinha a cabeça...concerteza a opinião dela ainda irá mudar, não que ela irá se casar, mas algum dia ela encontrara alguem e vai querer ao menos viver junto e compartilhar esse amor...rsrsrs...bjoos.

Casadinha Rayane disse...

Nossa, amei esse post... aqui onde eu trabalho tem uma moça que ficou espantada de ver a aliança de noivado no meu dedo e me disse: não casa não, é tão ruim. Nossa, aquilo foi um desastre... parei e pensei: pode ter sido ruim pra ela, pra mim vai a coisa mais maravilhosa do mundo.
Essa mocinha é muito nova, quando encontrar a cara metade vai mudar de ideia com certeza, todas nos mudamos!
Bjuuss flor :P

Carol disse...

Ótimo post, Mari! =)
Adorei ler! =)

Tbm tinha bastante idéia formada com 17, mas aos 20 tudo mudou! rsrsrsrs

Bjão

Tamiris Lutz disse...

Bom... Não tive festa de 15 anos e também nunca sonhei com ela, mas sempre sonhava com o dia do Meu casamento :) Tanto que noivei as 17 e todos ficaram admirados oO' aos 19 minha casa já estava pronta, hoje com 20 estou preparando tudo para o meu casamento, com todo carinho ♥ Casamento não é sinônimo de amor, mas é um passo importante que se dá quando duas pessoas estão certas do seus sentimentos. E na minha opinião quem ama, não teme responsabilidades. Casamento é pra vida toda! (mas tudo depende da criação ;P)

beeijos flor, parabéns pelo post ;*

Unknown disse...

Post muito legal, casei com 27 mas com 17 jah tinha esse sonho.
Uma coisa que vc disse é certo, casar qquer um pode....mas amor é outra coisa neh? Concordo com vc.

beijão e ótima noite, nesta nossa cidade a baixo de chuva! rs...

Fatinha disse...

Concordo plenamente com vc!!!
o casamento é a celebraçao e consagraçao de uma amor!!!

Quando fui fazer a entrevista com o padre ele falou com todas as letras, que está casando são vcs eu, só estou ali de testemunha!!!

A gente consagra um amor que foi construido durante o namoro...

bjao

Fatinha disse...

ha!!! só mais uma coisa, se ela me visse com 22 anos e uma aliança na mão direita a 37 dias do casamento ia querer me matar...
rsrs
bjus

Unknown disse...

Será que sofro disso? Hmm, sei lá. Bom, acredito que casamento é apenas uma comemoração a união de um casal. Bjuuuuuu

 

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape